Distribuição e beneficiamento do vidro plano

Boa tarde a todos!

Estou de volta e agora para falar do que acontece com o vidro quando ele sai da fábrica!

As fábricas produzem chapas de vidros de dimensões padrões, as mais comuns são 2200x3210mm (2,2×3,21m) e 2400x3120mm (2,4×3,21m), há tamanhos diferentes para vidros decorativos e importados e há também a chapa jumbo que mede 3210x6000mm (3,21×6,00m).

As fabricantes, além de produzir as chapas de vidro nessas dimensões também fazem a laminação de alguns desses vidros (excluindo espelhos e vidros de decoração), mas sempre mantendo as dimensões das chapas dos vidros. Tá bom, mas o que é laminação? Do que você está falando? 

Laminação é um beneficiamento feito com a junção de dois vidros comuns com um intercalante, tranformando-os em uma só peça que traz a segurança necessária à fachadas em vidro, guarda-corpos, coberturas em vidros, entre outros.

laminadopvb

(Apesar da imagem dizer PVB, há outros tipos de intercalantes)

images-2

(Esse é um vidro laminado)

O que as fábricas não fazem? Elas não temperam vidros, não cortam as chapas em peças menores e não lapidam as bordas dos vidros, isso é feito pelas indústrias de beneficiamento de vidros.

Então esses vidros comuns em chapa e laminados em chapas são vendidos aos beneficiadores de todo o brasil. Existem vários tipos e tamanhos de beneficiadores, desde os que fazem a laminação dos vidros (a mesma feita pelas fábricas, porém podendo fazer em peças de vidro e não somente em chapa), os que temperam o vidro e os que fazem as duas coisas.

Porque todos não fazem os mesmos tipos de benefícios? Porque o maquinário para fazer é bem caro e nem todos podem fazer esse tipo de investimento. O forno que tempera o vidro é um investimento menor do que as máquinas necessárias para a laminação do vidro.

{Ok e o que é o vidro temperado? É um vidro comum aquecido a uma temperatura de aproximadamente 600°C e depois resfriado rapidamente. Esse processo aumenta a resistência mecânica e térmica do vidro que fica 5 vezes mais resistente que o vidro comum.}

O beneficiador é quem corta a sua peça na medida que você precisa, se a sua necessidade é de um vidro temperado ele faz a tempêra, se você precisa de um vidro bisotado é ele quem faz também, enfim… é ele quem transforma a chapa de vidro no produto que será instalado na sua casa, escritório, loja, prédio….

O vidraceiro geralmente é a pessoa que compra esse vidro do beneficiador e revende ao cliente final com a instalação e ferragens ou esquadrias.

Esquema ciclo vendas vidro

Resolvi fazer esse esqueminha para ilustrar a minha explicação.

Conclusão, a cadeia do vidro é comprida e complexa e não há como simplificar sem cortar alguém dessa cadeia. E o fato é que não há como cortar ninguém sem atrasar o processo.

Os próximos posts explicarão melhor o vidro temperado e o vidro laminado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s