O vidro laminado!

Boa tarde, já em clima de carnaval!! =)

Que tal aprofundar o assunto: Vidro Laminado?

Esse tipo de vidro surgiu em 1903, quando o químico francês Edouard Benedictus acidentalmente derrubou em seu laboratório um frasco de vidro envolvido por um plástico, o frasco quebrou mas seus cacos ficaram unidos no plástico e surgiu daí a idéia de fazer um vidro que ao quebrar não se desprendesse.

A primeira utilização do vidro laminado foi durante a Primeira Guerra mundial, em máscaras de gás evitando maiores acidentes aos soldados.

O vidro laminado é um vidro de segurança que deve ser utilizado em fachadas em vidro, guarda-corpos, pisos de vidro, coberturas em vidro, visores de aquário e visores de piscinas para garantir a segurança dos usuários, isso segundo a NBR 7199 – norma que exige a aplicação e uso desse vidro!

O que é a laminação?

Laminação é quando uma peça de vidro é colada a outra peça de vidro em definitivo por meio de um intercalante (pode ser o PVB, o EVA ou a Resina), é como um sanduíche onde o vidro seria o pão e o intercalante seria o recheio (não sei porque tenho mania de comparar com comida). Transformando um vidro comum em um vidro de segurança.

laminadopvb

(Apesar da imagem dizer PVB, o vidro pode ser laminado com EVA ou Resina)

images-2

(Imagem da lateral de um vidro laminado)

A laminação com intercalante incolor não altera as características naturais ao vidro, como cor e transparência, mas traz benefícios como um melhor desempenho acústico para portas e janelas, redução de 99% na entrada dos raios UV (aqueles que desbotam as cores, ressecam a madeira e fazem mal a nossa pele!!) e o mais importante: SEGURANÇA! Sim o vidro laminado é mais seguro porque em caso de quebra, os cacos do vidro ficam presos ao intercalante evitando maiores acidentes e mesmo depois do vidro quebrado ele mantém a barreira de vidro no lugar evitando o devassamento do vão e impedindo possíveis quedas pelo vão e que o vidro caia em cima de quem estiver passando.

fachada

Nessa foto, vemos uma esquadria onde o vidro laminado foi instalado somente na porta. Essa fachada foi atingida por pedras, e podemos ver que o vidro laminado impediu a entrada da pedra e queda do vidro, já o vidro do lado esquerdo (comum – não laminado) caiu dentro do ambiente junto com a pedra além de deixar o vão aberto.

Aqui é bom lembrar que a esquadria também tem que aguentar a “porrada”!

O laminado tem a função de garantir a segurança e por isso tem o uso obrigatório em escada, tetos, pisos, fachadas, guarda-corpo e etc.

A laminação também pode ser feita com várias lâminas de vidro, nesse caso o vidro é denominado multilaminado. Esse tipo de laminado é utilizado em grandes aquários e visores de piscina, que necessitam de maior restência devido à pressão da água.

piscina-em-vidro-projetada-por-centric-design-group

Visor de piscina laminado com três peças de vidro para suportar a pressão

Escada-multilaminado-3

Degraus em vidro com duas laminações – multilaminado

Os vidros bilndados também são feitos por multilaminação, mas para ser blindado a composição precisa OBRIGATÓRIAMENTE obedecer as rígidas regras do Exército Brasileiro (ele quem faz os testes com vários tipos de munição para saber qual laminado atende a qual calibre de arma), as laminadoras precisam da certificação do Exército para vender o vidro blindado.

Muitas beneficiadoras vendem o multilaminado como blindado, mas é bom ter certeza de que ela tem a certificação do Exército. A certificação garante que se você solicitar um vidro com determinado nível de proteção à impacto balístico você receba um vidro que atende essa proteção.

vidro blindado texto- B.E

Vidro blindado = multilaminado

Abaixo algumas imagens de vidros laminados aplicados na construção:

Laminados

Espero ter esclarecido o que é o vidro laminado e suas funções, sobre a fabricação dele, farei outro post para não ficar muita informação de uma vez! =)

Anúncios

7 comentários sobre “O vidro laminado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s