{ Vidros de proteção – ou controle – solar }

Sei que o vidro de proteção solar causa muitas dúvidas e por isso vou falar sobre eles e sobre porque usá-los!

1371762464665

Para a especificação do vidro de proteção ou controle solar, é necessário que o projetista conheça suas características de desempenho e leve em consideração itens como transmissão de luz, calor, refletividade, cor do vidro, região em que se localiza a obra e finalidade da edificação. (viu porque sou especialista em vidro!)

Sem esses e outros estudos, há risco do projeto apresentar problemas como claridade desconfortável e aquecimento do ambiente interno ou até mesmo quebra de vidros devido ao stress térmico causado pela alta absorção do calor solar.

Primeiro: O que é um vidro de proteção solar?

Desenvolvido com tecnologia que garante o controle eficiente da intensidade de luz e do calor transmitidos para os ambientes internos, através das fachadas e coberturas, o vidro de proteção solar é um vidro comum incolor ou colorido que durante a sua fabricação, tem adição de óxidos ou sais, metálicos ou não. São essas substâncias que conferem ao produto as características de refletividade parcial. Elas se prendem como uma tatuagem no vidro e não se desprende ou desbota com o tempo (como a película). vidros-21 Porque eu devo utilizar ele no no meu projeto?

O vidro de proteção solar traz várias vantagens que o vidro incolor não traz. Uma delas, como o nome já diz é a redução do calor que entra no ambiente através das portas, janelas, coberturas… Os vidros de proteção solar impedem que entre 30% e 80% do calor que atinge o vidro entre no ambiente! 04 Ai você me pergunta: isso é verdade? E eu te digo: É!

A tecnologia empregada atualmente nos vidros nos permite sim barrar até 80% do calor que incide no vidro!

Outra vantagem é que esses vidros diminuem a luminosidade que vem de fora, e isso é uma coisa boa sim! Vivemos em um país com alto índice de luminosidade e por isso o que geralmente fazemos é: fechar a cortina e acender a luz. Com o vidro de proteção solar você tem uma luminosidade confortável invadindo o ambiente e evita o gasto de luz artificial durante o dia. Claro que temos incidências diferentes nesse nosso Brasilzão, e devemos bloquear mais luz natural da região Norte do que da região Sul.

Como se duas não fossem o suficiente ainda há mais uma vantagem: a privacidade que o vidro refletivo proporciona. Muita gente me diz: Mas a noite com a luz de casa acesa, o vidro perde a privacidade. Bom, se fosse o vidro incolor você teria esse “problema” o dia todo, né? E há um pequeno truque para diminuir isso, utilizar iluminação direcionada para o vidro do lado de fora da casa. O esquema abaixo mostra como o vidro se comporta em relação à luz: stg_004590 E como funciona esse vidro tão tecnológico?

Pra explicar como o vidro de proteção solar funciona você precisa ver essa imagem abaixo. Ela representa um vidro de proteção solar laminado. (Falei de vidros laminados aqui)solar-04 Parece um pouco confuso, então vamos à explicação: O sol, lá de longe irradia seu calor e sua luz aqui na terra. O vidro que está nas fachadas dos edifícios e casas absorve um tanto desse calor (absorção), deixa entrar um tanto de calor no ambiente interno (transmissão) e reflete um outro tanto desse calor para fora (reflexão).

O calor que o vidro absorve esquenta o vidro em si, e esse calor do vidro também é transmitido para dentro e para fora do ambiente. Quanto mais esse vidro absorve e reflete para fora o calor menos calor entra no edifício, e por isso quanto mais refletivo (espelhado) é o vidro menos calor entra na obra.

A soma do que passa direto pelo vidro e do que é retransmitido do vidro para dentro do ambiente é chamada de Fator Solar (FS), quando especifico vidros para obras levo em consideração primeiro esse número, quanto menor o número menor a quantidade de calor a passar para dentro do ambiente.

Ex: O vidro de proteção solar da Cebrace 120 ST (4mm monolítico* – refletivo prata) tem o FS de 29, quer dizer que ele barra 71% do calor que entraria no ambiente. Já o vidro de proteção solar da Guardian Neutral 14 (4mm monolítico* – refletivo prata) tem o FS de 23, quer dizer que ele impede que 77% do calor entre no ambiente interno.

 Screen Shot 2015-07-06 at 11.41.36 AM Screen Shot 2015-07-06 at 11.42.28 AM

Tipos:

Atualmente os vidros de proteção solar oferecidos no mercado têm diversos aspectos e níveis de proteção solar.

Quando vou fazer especificações eu procuro entender primeiro que cor o arquiteto ou proprietário quer, as cores disponíveis são: verde, prata, azul e bronze (não é possível encomendar uma cor específica, temos que trabalhar as opções dentro dessas quatro cores).

amp-0001310201084513 vidro-laminado-relfetivo-11

A segunda etapa é saber a insolação que aquela obra recebe em cada uma das fachadas para saber que tipo de proteção solar será necessária, e também se contará com ar condicionado. O quanto do calor que se deve bloquear pode variar de acordo com a orientação da fachada, a estação do ano, o local em que se encontra a edificação e o uso. Mas a variação é pequena. E, considerando um país tropical, sempre é preciso diminuir razoavelmente a quantidade de calor que penetra no prédio.

A terceira etapa é saber se o proprietário prefere vidros mais refletivos ou menos refletivos (espelhados) e saber qual será a ocupação do ambiente, pois o nível confortável de iluminação natural é diferente para cada tipo de uso. Ex: Um quarto de hospital exige uma luminosidade natural mais baixa do que uma cozinha na nossa casa.

foto pra pag laminado_ok

Uma possibilidade que agrada a muitos arquitetos é utilizar um vidro de proteção solar com baixa reflexão, que tem aspecto de vidro comum mas que proporciona proteção solar.

Sempre gosto de esclarecer, a reflexão e a proteção solar andam juntas. Os vidros com baixa reflexão tem proteção solar menor. Tanto a Guardian quanto a Cebrace têm uma linha específica de vidros com baixa reflexão (se assemelham muito a um vidro comum), mas que ainda tem uma proteção muito maior do que um vidro sem proteção solar.

Ex: Vidro de proteção solar de baixa reflexão Cebrace Habitat Neutro Verde (4mm monolítico*)  tem FS de 46, ou seja barra 54% do calor. A Guardian tem o LB 52 (4mm monolítico*) tem FS de 58, ou seja diminui em 48%.

Screen Shot 2015-07-06 at 12.30.56 PM
                                                Habitat Neutro Incolor – Cebrace (Barra 30% do calor)

Uma dúvida comum é se o vidro de proteção solar altera a cor dos objetos que estão dentro do ambiente como sofás, cortinas e etc… Apesar de colorido por fora o vidro não altera a cor interna (a não ser que ele seja laminado com um intercalante colorido). As fotos abaixo, mostram a parte externa e a parte interna da obra.

                             follow-the-colours-Vidro-Habitat-Refletivo-Champanhe Vidro-Habitat-530x795

O exemplo abaixo é de um vidro refletivo verde:

obras_004g

Também é possível utilizar os vidros de proteção solar na decoração!

box-espelhado-refletivo-banheiro
Bom em vidro refletivo prata (temperado)
tecnologia-ed25-casas-de-sonhos-cozinha3
Vidro refletivo bronze nos armários da cozinha!

Screen Shot 2015-07-02 at 5.54.20 PM
Armário do closet com vidros refletivos champanhe

*Monolítico: Quando o vidro é único, não há laminação. Apenas uma peça de vidro.

Anúncios

3 comentários sobre “{ Vidros de proteção – ou controle – solar }

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s