Vidro Eletrocrômico… Oi?!

Olá, o mercado do vidro está em constante evolução e sempre buscando novas tecnologias e maneiras de inovar nossa interação com o ambiente no dia-a-dia.

Um exemplo disso são os vidros eletrocrômicos, esses vidros já existem e estão mudando a nossa maneira de ver janelas e divisórias – literalmente! =)

O que é o vidro eletrocrômico?

É um vidro laminado que entre as duas lâminas de vidro, ao invés de um intercalante, há um dispositivo de partículas suspensas. Essas partículas se organizam quando há uma corrente elétrica passando por elas, e com a organização dessas partículas nós conseguimos enxergar através do vidro. Quando desligamos a energia as partículas “relaxam” e se bagunçam, tornando o vidro opaco.

smart-window-spd
Esqueminha demonstrando o interior da laminação.

O resultado desse vidro, são janelas e painéis que são opacos quando estão desligados, mas que ao toque de um botão esse vidro se torna transparente.

nome-vidros-04

Ele pode ser utilizado em banheiros, salas, escritórios…

slide5

Intelligent-Glass-Solutions1

Eu já imagino esse vidro em uma cobertura envidraçada de uma área de lazer… É possível barrar o sol durante o dia e deixar transparente a noite para olhar o céu! Imaginou?

O vidro eletrocrômico também tem um uso diferente, ao invés de deixar de ser translúcido ele pode somente alterar a cor dele ao toque de um botão. Assim, o vidro que antes era transparente ganha uma coloração mais escura sombreando a parte interna do edifício.

smart-window-roof

Os vidros eletrocrômicos coloridos podem ser de várias cores como azul, verde, amarelo, vermelho e cinza. Com isso é possível escolher as cores dos vidros de acordo com cada ambiente.

A troca da cor também pode ocorrer ao decorrer do dia conforme movimentação do sol se o vidro for automatizado com um sistema que regule a intensidade da cor do vidro de acordo com a luminosidade do lado de fora do ambiente essa luminosidade pode ser reduzida entre 2 e 20%. Ou seja, seu vidro trabalha sozinho para que seu ambiente sempre tenha uma iluminação confortável… isso é o futuro! Que já chegou!

View-Glass-03

Esse vidro, apesar de controlar a luminosidade não tem um bom controle de calor, então ele não substitui os vidros de proteção solar! (ainda!!)

Apesar de não ser tão recente, esse tipo de vidro já existe a pelo menos 5 anos, ele ainda não é muito difundido por causa do seu alto custo! Até imagens legais dele são difíceis… Mas conforme as pesquisas avançam e os custos diminuem, esse belo vidro estará em breve em muitos projetos por aí!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s