{A beleza das ondas}

Já mostrei aqui diversas maneiras de utilizar o vidro! Mas essa que vou mostrar agora é uma maneira inusitada e o resultado é belíssimo.

Nunca imaginei que o vidro pudesse apresentar formas orgânicas tão apaixonantes. Obrigada Tamás Abel – designer húngaro que idealizou esse balcão de atendimento em Budapeste, Hungria – você me mostrou mais uma maneira de surpreender com vidro!

balcao-de-atendimento-em-vidro-ondulado-e1422967992253

A primeira vista não imaginamos o quanto esse balcão foi minuciosamente pensado e executado. O artista utilizou uma sobreposição de camadas de vidro moldadas repetidamente com o mesmo formato ondulado, havendo apenas algumas modificações entre elas, e essas modificações que criam a sensação de ondas no mar em 3D.

balcao-de-atendimento-em-vidro-curvo-e1422967942888

As multiplas camadas criam a sensação de tridimensionalidade, e a iluminação feita pelas laterais do balcão realçam as bordas dos vidros em ondas.

balcao-de-atendimento-em-vidro-artistico-e1422968016295

Fiquei morrendo de vontade de utilizar essa técnica em algum projeto! Imagino tudo que poderia criar…. Alguém topa? rsss.

Detalhe de como as chapas de vidro se comportam entre si
Detalhe de como as chapas de vidro se comportam entre si

Gostei dessa idéia de trazer o mar para dentro das edificações, e fui atrás de mais! Outra maneira que encontrei de incorporar o mar na decoração foi essa escultura (mesa?), que trouxe memórias do mar pelas cores e formas.

duffylondon2

Essa mesa feita pela empresa de design Duffy London,  tem um processo parecido mas agrega também a madeira que reforça o aspecto tridimensional de um mapa geológico.

1duffylondon7

A peça de edição limitada cria uma secção transversal geológica tão hipnotizante quanto o mar! Custa “apenas” US $10.000,00… mas você leva além da beleza, a funcionalidade já que a obra de arte também é uma mesinha de centro! ; )

Um achado inusitado foi o artista Ben Young,  ele é fera nas esculturas em pedra e vidro. Suas obras, na maioria, são inspiradas no mar e na sua infância. Ben cresceu na  Baía de Plenty, Nova Zelândia.

1-2benyoung3

Ele também utiliza chapas de vidros verdes cortadas e laminadas, mas na vertical, e consegue aproveitar tanto as cores da profundidade quanto dar formas de onda nas bordas dos vidros.

O resultado são fantásticas representações do fundo do mar e de sua superfície, que me trazem recordações de mergulhos em águas cristalinas.

3efcf5e33d93d64e85e8c97aa13b0f6a0e9313e159c2c9ea86886f6ea7bcf6df

É possível ver também que ele utiliza espessuras diferentes nos vidros, de acordo com o projeto ele escolhe se quer dar mais ou menos detalhes e escolhe a espessura.

Eu gostei muito dessa possibilidade de trazer o mar pra nossa decoração, e sei de um surfista lá em casa que vai pirar com isso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s