{Portas de vidro}

Portas de vidro! Está ai um assunto que gera muitas dúvidas na hora do projeto ou na reforma… Então vamos explorar um pouco o assunto para que você conheça as opções e maneiras de utilizar.

As portas geralmente são feitas com vidro temperado com 8mm ou mais dependendo da dimensão do vidro utilizado. Ela também pode ser feita com vidro laminado, ou as duas coisas juntas (temperado e laminado). O vidro temperado garante que a porta consiga suportar seu próprio peso e seja mais resistente a pancadas que o vidro comum, já o vidro laminado garante que em caso de quebra o vão não ficará aberto até a troca do vidro, e evita maiores acidentes. Ter as duas coisas seria o ideal, mas também aumenta bastante o valor do vidro. – Se o vidro tiver furação e geralmente a porta tem, para maçaneta, fechadura, dobradiça… esse vidro deve ser temperado!!

Existem duas maneiras básicas para a estrutura de uma porta de vidro, ela pode ter uma esquadria (ou caixilho – que é uma estrutura onde o vidro é encaixado) ou pode ser autoportante (quando o vidro é a estrutura da porta).

Porta de correr temperada
Porta de correr em vidro temperado sem esquadria
Esquarias
Vidro temperado com esquadria

Abaixo portas pivotantes, na esquerda com a esquadria e na direita a porta autoportante sem esquadria. Ficou clara a diferença entre elas não?

18_141925817511241511_110060712671769_983869360_n

Eu sei que pelas fotos acima a porta com esquadria para muito mais atraente que a porta autoportante… Mas cada uma tem sua vantagem e desvantagem… e há portas autoportantes lindas.

Se você procura um fechamento de vão (porta ou janela) que traga isolamento acústico, diminuindo os ruídos que vem de fora, é melhor utilizar esquadria já que ela veda melhor o vão – quando bem instalada, é claro… Procure por empresas com boas referências.

 {Se você já mora em uma residência e precisa de solução acústica nas janelas e portas, eu indico a Atenua Som para solucionar seu problema, conheço bem o trabalho deles e indico sem medo nenhum}

Mas se você não mora perto do ensaio da escola de samba, ou uma avenida muiiiito movimentada e o barulho da vizinhança não incomoda, a porta em vidro temperado pode ser uma ótima solução e com certeza menos cara.

Para soluções em esquadrias, existem diversos tipos de abertura, dimensões, acabamento, cores, materiais… Podem ser em alumínio, PVC, madeira…. abaixo algumas ilustrações:

102-Amalfi-House-by-Bayden-Goddard-Design-Architects-3ac-0265-46-signo23

Portas de correr com esquadria em madeira na esquerda e porta pivotante em aço pintado de preto na direita.

Screen Shot 2015-08-12 at 3.11.48 PM41202_20X30_110614_015D_large

Portas em alumínio natural na foto da esquerda, vantagem da altura que o vidro pode ter com esquadrias. A direita, esquadrias em alumínio anodizado preto, mostrando a largura que a porta pode ter com esquadria.

IMG_7476_mods-682x1024slide-image-1

Esquadria em alumínio preto com mais de 2,5m de altura com uma folha fixa e duas de correr na esquerda. Na foto da direita esquadria preta com 6 folhas de vidro, com duas folhas fixas e 4 folhas móveis.

fachadas de sobrados estreitos 6madeira

Vidros fixos com esquadria preta na foto da direita e na foto da esquerda esquadria em madeira com 4 folhas, duas fixas e duas móveis.

porta-de-correr-em-vidro-e-esquadria-de-madeira-branca-mado-janelas-portas-50981_50981ftalum

Esquadria em alumínio branco, com rodapé maior na foto da esquerda, na foto da direita esquadria branca com vidros bem altos.

Vantagens do uso de esquadria:

  • Altura dos vãos;
  • Largura dos vãos;
  • Diminuição dos ruídos que vem de fora;
  • Longevidade do sistema;
  • Variedade;

Para utilização de portas autoportantes, também temos muitas variedades de sistemas, de vidros, tipologias e materiais. Vejamos alguns exemplos abaixo:

puerta_corredera_extendo_residencial-2sliding-door-glass-glazed-double-79152-8011498

Porta de correr com duas folhas móveis, em vidro acidato, que correm por trás da parede vermelha (na frente por esse ângulo), com trilho de cima embutido no gesso e sem trilho no piso. Na foto da direita uma grande folha fixa com uma móvel de correr, acabamento em alumínio polido.

porta-scorrevole-vetro-doppia-79152-8012790Ako-Hotel_1

Porta de correr com trilho embutido no gesso e sem interrupção no piso, vidro incolor com metade jateada e puxador de 1m. Na foto da direita, trilho superior embutido no teto e guia inferior embutida no piso, vidro incolor comdetalhes am adesivo que imita o jateado.

Rollglass_case-studyScreen Shot 2015-08-12 at 3.56.02 PM

Acima porta em vidro acidato temperado, também toda embutida e com o piso continuo sem guia embaixo.

Screen Shot 2015-08-12 at 3.46.18 PMScreen Shot 2015-08-12 at 3.48.17 PM

Acima todas as divisórias em vidro com portas de correr em “L”, e ao lado o detalhe de trilho superior embutido no teto.

Screen Shot 2015-08-12 at 3.47.17 PMScreen Shot 2015-08-12 at 3.48.38 PM

Acima o sistema em vidro parece sumir com vidro extra-clear e sistema todo embutido. Ao lado detalhe de trilho embutido no piso.

Abaixo os vidros quase não aparecem, e a porta também parece sumir, já que tudo foi embutido.

ggAbaixo a porta de correr tem seu sistema aparente intencionalmente para delimitar o vão de entrada.4a7d43cd-600x493

Vantagens do uso de vidro autoportane:

  • Rapidez no fechamento;
  • Agilidade de manutenção;
  • Longevidade do sistema;
  • Variedade;
  • Ausência de trilhos no piso se requisitado;
  • Possibilidade de embutir o sistema (isso deve ser previsto ainda em projeto para evitar quebra-quebra depois de pronto);
  • E é claro a diversidade de vidros que podemos utilizar… saiba mais aqui.
  • Uso interno além de externo.

F. Y. I.: Muita gente chama o sistema autoportante de blindex, mas isso não é correto… Blindex é uma franquia de tempêras (que fazem vidro temperado) e pelo sucesso e fama que tornou-se referência em vidro temperado. Todo blindex é um vidro temperado, porém nem todo vidro temperado é blindex. E como as portas autoportantes sempre são temperadas, blindex também caiu na boca do povo como “tipo de esquadria”.

Anúncios

Um comentário sobre “{Portas de vidro}

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s