{Casa Cor São Paulo 2015 e os vidros utilizados}

Se você não conseguiu ir à Casa Cor São Paulo ou se foi mas não prestou muita atenção nos vidros, vai saber agora sobre os vidros utilizados nos ambientes de cada arquiteto/designer de interior.

A Casa Cor tem muitos ambientes e por isso vou falar somente daqueles que fizeram um uso diferente do vidro,

Um espaço que me encantou pelo uso diferenciado de espelho e vidro foi a Biblioteca de estar do arquiteto Bruno Gap, logo na entrada damos de cara com um painel de espelhos no teto ampliando o ambiente. Aqui o painel foi dividido em diversos retângulos e colados no forro, para essa dimensão podemos utilizar espelho de 4mm.

Bruno_LA81125

Outra solução que deu destaque à lareira foi o vidro temperado e serigrafado (pintado à quente) em um tom de vinho no fndo e nas laterais do nicho. A espessura depende das dimensões das peças de vidro, quanto menos divisões maior deve ser a espessura.

Bruno-GAP-Casa-Cor-2015-Biblioteca-de-Estar-4

O Toilette da arquiteta Amanda Damha também fugiu do tradicional ao utilizar um painel de espelhos que parece estar na diagonal e a iluminação embutida atrás do espelho ressaltou seus recortes. Esse painel foi dividido em três partes e colado em uma estrutura de MDF (que não absorve a umidade do ambiente), o espelho nesse caso pode ter a espessura de 5 ou 6mm.01-casa-cor-sao-paulo-2015-as-primeiras-fotos-da-mostra-2

A arquiteta Myrna Porcaro utilizou no seu espaço Morar Brasileiro em Miami painéis horizontais de espelho no banheiro e na cozinha.

Abaixo podemos ver que o fundo da bancada onde fica a pia é revestido em espelho prata com uliminação embutida na parte de cima da bancada.

b9898fdd0231b3bba5727bc9c50e78d5

Abaixo o banheiro do loft que recebeu um painel horizontal em espelho com iluminação por trás, as gavetas da bancada também foram revestidas com espelho.

83b4f1368bc82d6507f5c7ee006a85c6

No Lounge do banho de Patricia Hagobian, um painel de vidro incolor foi utilizado para separar a banheira das cubas. No painel foram colocados quadros de um lado e na mesma posição do outro lado, espelhos.

176488_1

11374504_1595887284019754_463834419_nFLG_8441-PATRICIA-HAGOBIAN

A Suíte Master de Toninho Noronha e Renato Andrade projetaram um banheiro/closet sem divisórias óbvias, mas com bastante vidro. A bancada da pia parece flutuar, mas está fixada por um vidro na lateral e um vidro embaixo. O vidro da lateral serve também como divisória entre bancada e banheira. O espelho tem iluminação interna e é fixado por uma estrutura metálica que vem do teto. Os vidros que sustentam a bancada são extra clear, temperados e com no mínomo 12 mm de espessura.

SuiteMaster_IMG_7290FLG_8396toninho-luisgomes b91c01ae8emw2p7xitmv8d7vhtkcc4j4c

O Home Gourmet de Adriana Consulin e Izilda Moraes, alia design e funcionalidade. O fundo da bancada foi revestido em espelho com iluminação onde as prateleiras encontram com o espelho ampliando o ambiente e espalhando a iluminação.  O espelho aparenta ser inteiro e com as prateleiras fixado nele, mas na verdade as prateleiras são fixadas nas paredes e as 3 peças de espelho são aplicados na parede após a fixação das prateleiras.4qec9qp8e9o0bj2j1okfuoseq

No ambiente Acqua Que Te Quero Água de Brunette Fraccaroli, o espaço gourmet conta com um painel fixo de vidro serigrafado com desenhos escolhidos pela arquiteta. Aqui o painel é dividido verticalmente em 6 peças que são temperadas com 10mm de espessura.

Brunete-Fraccaroli-Acqua-Que-Te-Quero-Água-4Fotografo-Romulo-Fialdini-Casa-Cor-2015-Brunete-Fraccaroli1

Na divisão entre o banheiro e o quarto foram utilizados vidros verdes integrando os espaços e trazendo a água para dentro do quarto, os vidros são temperado e tem 10mm de espessura.

casa-cor-sp-2015---foto-destaque---ambiente-acqua-que-te-quero-verde-de-brunete-fraccaroli-1432934791943_1024x683cortinas-e-persianas

O Apartamento de Hernann Jr por Cilene Monteiro Lupi, chamou muita atenção por reproduzir a vista do apartamento em duas laterais do ambiente. A arquiteta colocou inclusive um grada corpo de vidro que ressaltava a intenção de reproduzir uma varanda. Os vidros de guarda corpo tem que ser laminados, mas nessa situação onde não há necessidade real de proteção o vidro é temperado.

17-cris-komesu-apartamento-alto-de-pinheiros-cilene-monteiro-lupi2b7cbed8ooy3a4a5q4m80cb7vv7bnq

A Casa do Bosque de David Bastos, me chamou a atenção por utilizar muito vidro na integração entre interior e exterior. Gostei bastante da linguagem em que o vidro vai na lateral e na cobertura seguindo um padrão, e parendo caixas de vidro pelo exterior. Na cobertura o vidro é laminado e na lateral temperado.

casa-cor-sp-2015---foto-geral---ambiente-casa-do-bosque-de-david-bastos-1432932691673_749x500Casa-Cor-Imprensa-Fátima-Amaral-_0449David-Bastos-baixa

Gostei também do uso do vidro no espaço Varanda e Banheiro de Eduardo Bessa e Claudia Alioni, aqui ele foi fixado com um pequeno afastamento da parede e foi preenchido com pimentas vermelhas. Na prática podemos utilizar rolhas, ou qualquer outro material que dure. O vidro aqui é temperado de 8mm incolor.

23-gabriel-inamine-varanda-e-banheiro-eduardo-bessa-e-claudia-alionis-05

Espero que tenham gostado desse breve tour sobre vidros da Casa Cor São Paulo 2015. Até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s